MARCONE TAVARES
Empresário/lojista e presidente da Ablac - Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados
O varejo brasileiro de calçados e confecções tem em 2018 o desafio de dar continuidade ao seu processo de reinvenção e retomar o crescimento de suas vendas. A projeção é de uma alta de 3%no faturamento no período de janeiro a dezembro deste ano, que pode ser maior se forem efetuadas as tão necessárias reformas tributária e política, e adotadas medidas de estímulo à economia, capazes também de devolver a confiança ao consumidor.
O setor, que sofre com a queda dos negócios e o aumento de custos desde 2013, passa por uma profunda mudança de estrutura, com redução de lojas para formatos menores e mais voltados à experiência de compra do consumidor e revisão do próprio conceito. Os ajustes estruturais em curso visam a adequação aos novos hábitos de compra do consumidor e, em consequência, viabilizar a volta do crescimento e da rentabilidade das empresas.O consumidor está mais decidido em relação às compras. Sabe o que quer e precisa comprar, por isso diminui a compra por impulso e exige uma experiência de compras positiva, que as lojas estão empenhadas em atender da melhor maneira possível.
Felizmente, o cenário que se apresenta para 2018 é ligeiramente diferente do de 2017, ano em que as expectativas de vendas de calçados não foram alcançadas. O Natal, sempre a mais importante data comercial, teve desempenho negativo equivalente ao de 2016.
Mesmo que não consigam ver com clareza como devem se desenvolver as atividades do comércio de calçados e confecções nos próximos meses, os dirigentes não estão esperando os clientes à porta de suas lojas: estão empenhados em atraí-los. Da qualificação do atendimento à ampliação dos prazos de pagamento, passando por novidades em produtos e novas tecnologias, os gestores lançam mão de uma série de estratégias para reverter as dificuldades.
A Ablac, que comemora 15 anos de atividades em 2018, também desenvolve ações para auxiliar seus associados a superar uma de suas maiores carências no âmbito dos recursos humanos. Durante a Couromoda 2018, a entidade lançou o TreinalojasAblac, aplicativo que dá uma nova dimensão ao treinamento de vendedores de lojas, cuja qualificação tem influência direta sobre os seus resultados.
O aplicativo vem tendo excelente aceitação entre os lojistas, inclusive entre os não-associados da Ablac, que, ao filiarem-se à entidade, passaram a poder utilizá-lo para dotar seus colaboradores de uma maior qualificação técnica. Esperamos que muitos outros façam o mesmo e possamos ampliar o número de associados e de vendedores certificados e, principalmente, auxiliar o varejo de calçados e confecções na retomada de seus negócios em 2018.