Integrando a programação de férias do Centro Universitário Belas Artes, Brunno Almeida Maia, pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e escritor, e o chapeleiro Eduardo Laurino (FASM – Faculdade Santa Marcelina) realizam curso sobre as possíveis relações entre a Moda e a Arte, ao longo da história e no contemporâneo.
Até que ponto uma criação em Moda pode ser considerada Arte, e como a Arte é influenciada pela lógica da Moda? Estas e outras indagações conduzem o curso Moda e Arte: conexões possíveis, ministrado por Brunno Almeida Maia, pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (IUniversidade Federal de São Paulo) e escritor, e pelo chepeleiro Eduardo Laurino (FASM – Faculdade Santa Marcelina), nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho de 2017 (de terça a sexta-feira), das 18h30 às 22h30, durante a programação de férias do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo.
Moda e Arte: conexões possíveis nasce da necessidade em se investigar, pesquisar e apurar, por meio de um curso interdisciplinar, a relação existente entre a Moda e a Arte, compreendendo as artes plásticas e visuais, a literatura, o cinema, a fotografia e o teatro, ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, sob a luz de questões criativas para o contemporâneo. Dividido em duas disciplinas: “Filosofia de Moda e História do Pensamento” (teórica) e “Laboratório de Criação” (prática), a atividade busca compreender, primeiramente, as noções clássicas e modernas de Belo e Beleza, para, em seguida, traçar o percurso da Moda apoiando-se na Arte, e conceber, por último, a Moda como uma expressão artística.
Diálogos
Apoiando-se num guarda-roupa de movimentos artísticos, estilistas, costureiros, escritores e filósofos, como o surrealismo, o futurismo, o dadaísmo, o neoplasticismo, Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, Giacomo Balla, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky, Gilles Deleuze, Roland Barthes, Peter Starlybrass, Virginia Woolf, Gustave Flaubert, Marcel Proust, Charles Baudelaire, Honoré de Balzac, Oscar Wilde, Charles Dickens, e, no Brasil, Marina Colasanti, José de Alencar e Machado de Assis, Moda e Arte: conexões possíveis visa estabelecer diálogos entre os autores e os movimentos artísticos pensando o processo de criação.
A partir de um trabalho de abertura do pensamento – por meio da filosofia, da história, da história da arte, da fotografia, do cinema e da literatura - o principal objetivo do curso é transformar o olhar – muitas vezes intuitivo e sem apuro metodológico – para a relação entre a Moda e a História, entendendo o passado como uma potência para a prospecção – futuro – na criação. Neste sentido, aliando teoria e prática, o repertório adquirido nas aulas teóricas serão exercitados na disciplina “Laboratório de Criação”, ministrada por Eduardo Laurino; cada aluno criará um petit cahier (caderno de artista), que dará suporte às criações de objetos tridimensionais.
SERVIÇO
Centro Universitário Belas Artes
Curso “Moda e Arte: conexões possíveis”.
Docentes: Brunno Almeida Maia (UNIFESP – Univrersidade Federal de São Paulo) e Eduardo Laurino (FASM – Faculdade Santa Marcelina).
Datas: 11, 12, 13 e 14 de julho de 2017 (de terça a sexta-feira).
Horário: das 18h30 às 22h30.
Local: Centro Universitário Belas Artes
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, nº 90, Vila Mariana, São Paulo - SP - CEP 04018-010.
Telefone: (11) 5576-7300.
Inscrições: pelo site: www.belasartes.br/cursoslivres
Valores: Curso oferecido com carga horária de 16 horas/aula no valor de R$ 750,00 à vista, com desconto de 10% ou em 03 vezes sem desconto nos cartões Mastercard e Visa ou no boleto bancário.