Em entrevista ao portal da São Paulo Prêt-à-Porter, Dino Mocsányi, fundador do portal consultores.com.br, fala sobre os objetivos dessa plataforma de informações e serviços e sobre a área de consultoria no Brasil.
1) Como começou o portal Consultores?
O apoio aos profissionais que desejam atuar ou que já atuam na atividade de consultoria é a razão de ser, desde meados dos anos 90 dos “Consultores”. Naqueles anos, as mudanças nas relações de trabalho, que já ocorriam em todo o mundo e iniciavam no Brasil, de substituição dos empregos tradicionais por um número crescente de profissionais independentes e PMEs - pequenas e médias organizações prestadoras de serviços profissionais mostrou a necessidade de criar o portal, que teve sua primeira versão de site lançada em 1998. Era o início da formação da extensa comunidade profissional, que hoje é a maior do mundo em países de idioma português, com mais de 61.000 participantes. Ao longo dos anos, o “sitezinho” como é chamado até hoje com carinho, evoluiu para o Portal Consultores, líder internacional.
2) Quais os principais objetivos do Consultores? E o que ele oferece?
Nosso produto principal é o conhecimento transformado em solução para nossos clientes que são os profissionais de prestação de serviços de consultoria, treinamento, “coaching” e atividades correlatas. Ampliar a base de conhecimentos compartilhados exige soluções criativas e relações de parceria “ganho-ganha”. Para isso utilizamos recursos tecnológicos acessível na web e que constituem a base do nosso trabalho, com isto racionalizando despesas com escritórios custosos, deslocamentos e possibilidade de cobertura nacional e internacional. Por outro lado, a diversidade de temas especializados que nossos clientes demandam e o grande conhecimento disponível é coberta por uma respeitável rede de mentores, grupo que reúne renomados profissionais brasileiros e de países de idioma português.
Nossa equipe fixa vem crescendo ao longo dos anos, na medida das reais necessidades de nossos mercados e de acordo com as oscilações e tendências da economia de forma a preservar nossos valores de agilidade, flexibilidade e responsabilidade esperados pelos nossos clientes. Este modelo requer um pensamento multidisciplinar, transdisciplinar e a capacidade de unir profissionais de diferentes formações, desde Doutores, Mestres e até os de formação técnica.
3) Como você avalia o mercado de consultoria no Brasil já que com a crise, muitas pessoas perdem o emprego e viram consultores? Na sua avaliação esse cenário pode ser positivo?
O cenário para consultoria mostra-se altamente positivo. Emprego está faltando e a cada dia a oferta cai mais e o nível salarial oferecido se reduz, mas trabalho a ser realizado nas organizações está textualmente sobrando. Porém, para estar apto a conseguir trabalho e renda de preferência recorrente é necessário reciclar-se e preparar-se. Profissionais que saem do regime CLT raramente estão preparados para tornarem-se consultores de uma hora para outra. Faltam-lhes principalmente, as habilidades para saber como serem conhecidos e reconhecidos e, portanto procurados pelo mercado.
A grande maioria sai procurando projetos, o que se comprovou ao longo do tempo como forma ineficaz de venda de serviços. Não é de se admirar a explosão na demanda de prestadores de serviços. É só pensar por um momento: em tempos de grandes pressões que ensejam a necessidade de mudanças rápidas, profundas e cirúrgicas nas organizações, a necessidade da mão segura que ajude a atravessar e superar este momento de forma profissional passa a ser muito acentuada. Mas, como dito há pouco, não são tempos para amadorismos em consultoria.
Profissionais preparados, experientes e seguros podem aproveitar plena e rapidamente esta crise e transformá-la em fantástica oportunidade de trabalho e renda. O Portal Consultores, através de sua Academia do Consultor, oferece para isto a formação prática e aperfeiçoamento para o exercício da consultoria desde 1998 e promoverá entre agosto e outubro, três eventos de Formação em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
4) Qual a principal função de um consultor?
Aplicar seus conhecimentos para detectar e identificar problemas ou oportunidades de melhoramento nas organizações, planejar e conduzir mudanças em processos, produtos e organizações, gerir as pessoas nestes processos de readequação, aplicando seus conhecimentos profissionais na busca conjunta de alternativas e soluções.
5) Qual as dicas para quem quer ser consultor?
Dez passos principais (metodologia da Academia do Consultor, do Portal Consultores):
1. Definir o foco de sua atuação como consultor. O mercado procura especialistas, não “serviços genéricos” de consultoria.
2. Definir segmentos-alvo para prestação de serviços.
3. Definir quais serão os serviços prestados a cada segmento-alvo.
4. Definir precificação e forma de remuneração de cada serviço.
5. Definir e empreender as ações de marketing de cada serviço e para cada segmento-alvo.
6. Elaborar propostas em suas diversas formas, em respostas às demandas geradas.
7. Concluir negociações, estabelecer contratos e início dos trabalhos.
8. Realização dos contratos e implantação com metodologias específicas a cada especialidade.
9. Mensuração de resultados e ajustes ao longo da execução.
10. Conclusão, extensão do envolvimento com o cliente e acompanhamento pós-entrega.